domingo, 20 de dezembro de 2009

- Famílias Interligadas - Freiria e Feliciano Terra

1. Pequeno histórico


Salvador Henrique  [da] Freiria e Maria Severina [Silva] Feliciano Terra, 
com as sete filhas e um filho adotivo 
Salvador Henrique [da] Freiria, filho de Antonio Henriques Cardozo e Messia Baptista da Freiria, foi casado com Maria Severina de Jesus, nascida de Antonio Feliciano Terra e Lucia Severina de Jesus.
O matrimônio de Salvador e Maria representava a união das famílias Henriques Cardozo/Baptista Freiria com a Moreira Silva/Feliciano Terra, gentes pioneiras no desbravamento do último recanto sertanejo do interior paulista.
O casal teve as filhas Maria de Lourdes, Elisa, Lucia, Persides, Diná, Dolores e Ivone, além dos adotivos posteriores, Elias e Cristina.
A filha Maria de Lourdes casou-se com Onice Prado - das famílias Caetano Silva e Ortiz [de Oliveira] Salles, e deste consórcio nasceram os filhos Celso - coautor deste trabalho, e mais os Juarez, Onice [Filho], Marisa e Paulo.
Destas interligações Henriques Cardozo/Baptista Freiria e Moreira Silva/Feliciano Terra, os autores buscaram as origens, até onde possível, das famílias diretamente representadas pelos sobrenomes.

1.1. Famílias Freiria no Brasil*
No Brasil são vistas as famílias Freiria de origem portuguesa, exemplos no Nordeste [Pernambuco], no Sul [Rio Grande do Sul] e no Sudeste [Minas Gerais e São Paulo].
Daquelas de procedência espanhola, para o território paulista, vide Museu da Imigração do Estado e São Paulo – Acervo Digital, Freiria, http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php; e, as de nacionalidades não ibéricas, acham-se disponíveis em Assentos Eclesiais Católicos, pela Sociedade Genealógica de Utah - EUA - Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - Mórmons:https://www.familysearch.org
Algumas das conhecidas famílias Freiria, brasileiras, provém dos ramos: 
—Freiria, corruptela de Freire, do provençal ‘fraire’, alteração para frei, sobrenome dado a algumas famílias, ou por elas adotado, em alguns países da Europa – Itália, França e Espanha, originadas de cavaleiros da ordem militar religiosa cristã, por exemplo os ‘Templários’, ou daqueles residentes em conventos cujos membros vinculados a alguns votos eclesiais católicos, mas não, por exemplo, a castidade.
—Freiria, como topônimo português dado ou adotado por famílias naturais da região populacional portuguesa, formada no entorno de um convento de freires, daí a denominação Freiria que se tornou freguesia portuguesa do concelho de Torres Vedras.
—Freiria, famílias toponímicas – do local de origem, Mafra e Freiria, vistas juntas no Brasil, como aparentadas, em localidades do sul-mineiro, e em território paulista de Cajuru, Santo Antonio da Alegria, São Simão e Batatais. Entre 1820 e 1837 a localidade Freiria pertencia ao concelho de Azueira (hoje freguesia do concelho de Mafra).
—Freiria: da ‘Casa da Freiria’, de uma parada [povoação] no Atei, freguesia do concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, em Portugal, vinda diretamente do Senhor [principal] da dita 'Casa da Freiria'.

*Cópias Digitalizadas em Acervo dos Autores – CD: A/A, comprovantes de todas as citações na elaboração e execução deste trabalho, guardados fisicamente, ou, em SkyDrive, Hard Disk e outros meios eletrônicos.

1.2. Dos Freiria, de Salvador Henrique
Salvador nasceu em Santo Antonio da Alegria – SP, aos 30 de setembro de 1901, batizado em 13 de outubro do mesmo ano e lugar (Igreja Católica/SGU, Livro de Batismos, 1897/1902 Imagem 91), sendo, conforme informado, filho de Antonio Henriques Cardozo e Messias Baptista da Freiria.
—De interesses para o presente estudo, a família Henriques Cardozo, tida de origem judaica, chegou ao Brasil no período colonial, vinda de Portugal, região de Aveiros, estabelecendo-se em Minas Gerais, para os lados de Pitangui, onde grande número de judeus portugueses, entre as quais famílias aquelas de sobrenome Henriques, da região portuguesa toponímica dos Cardos – daí Cardozo (Coisas Judaicas, 2005: 10).

Inventário de Dona Messias Baptista Freiria da Silva
na época o filho Salvador tinha idade de 5 anos
1.2.1. Messia Baptista da Freiria - a mãe de Salvador
Dona Messia, às vezes grafado Messias e Mecia, nasceu aos 09 de julho de 1864 e batizada a 11 de setembro do mesmo ano, em Santo Antonio da Alegria – SP, filha de Antonio Baptista Freiria e Maria Constancia da Silva (Batismo, Livro 1862-1865: 44). Foi casada com Antonio Henriques Cardozo.
—Antonio Henriques Cardozo, personagem da união familiar Cardozo com Freiria, nasceu de Joaquim Henrique Cardozo e Maria Mecena de Padua, vistos nos batismos de seus filhos havidos com Messia: o João, que teve por padrinhos o avô materno Antonio Baptista da Freiria e a avó paterna Maria Mecena de Padua; e o Joaquim, cujos padrinhos foram o avô paterno Joaquim Henrique Cardozo e a avó materna Constancia da Silva (CD: A/A).
O casal Antonio Henriques e Messias tiveram nove filhos, seis com sobrenome Henrique [da] Freiria, um Henrique [da] Matta, um Henrique Pio e uma filha por sobrenome Silva, conforme vista em Processo de Inventário do Juízo de Direito da Comarca de Campos Novos do Paranapanema (Estância Climática Campos Novos Paulista), 1907, inventário de Messias Baptista da Silva, sendo inventariante o marido Antonio Henriques Cardozo (CD: A/A).
Antonio Henriques Cardozo, enviuvado quando no sertão Paranapanema, contraiu nova nupcia, e seu nome aparece ao lado de Maria Antonia da Conceição, no batismo da neta materna Messiades, filha de Antonio Silverio de Padua e Anna Baptista da Silva (Campos Novos Paulista, Batismo, 25/12/1911), o que não interessa para os Freiria vindos por Salvador e Maria Severina.

1.2.2. Antônio Baptista da Freiria, o pai de Messia
Antonio nasceu por volta 1832, no Carmo da Escaramuça  Minas Gerais, atual Paraguaçu, filho de João Batista dos Santos e de Maria Cassiana da Freiria; casou-se com Maria Constância da Silva.
—Fonte: Buttrós: Silvia Rita do Prado Mendes, historiadora, genealogista e autora mineira – de Paraguaçu (MG), pela disponibilização de informações de seu Banco e Dados, e das suas referências aos estudos do dr. José Guimarães, genealogista de Ouro Fino (MG), destacado membro do IGC – Instituto Genealógico Brasileiro, sobre Antônio Baptista [da] Freiria (CD: A/A).
Antonio Baptista e Maria Constancia transferiram domicílio para Santo Antonio da Alegria, onde grande concentração de Freiria - inclusas Cajuru e Batatais, e lá nasceu Mecia Baptista da Freiria.
Mecia casou-se com Antonio Henriques Cardozo, e, dentre os filhos, o Salvador Henrique da Freiria.

1.2.3. Maria Cassiana da Freiria, a mãe de Antonio Baptista 
Maria Cassiana da Freiria, batizada aos 13/01/1811 em Douradinho – MG (Buttrós, op.cit), filha de Germano José da Freiria e de Floriana Joaquina do Amor Divino, casada com João Baptista dos Santos.
—João Baptista nasceu em Portugal, Concelho de Sintra, atual distrito e área metropolitana da capital Lisboa, filho de Patrício José dos Santos e de Ana Teresa. 

1.2.4. Germano José da Freiria, o pai de Maria Cassiana 
Germano nasceu por volta de 1767 em Lavras – MG, filho de Germano José da Silva Freire ou Freiria, e de Maria Nazareth [Nazaré]; casado em São Gonçalo do Sapucaí – MG, aos 25/04/1800, com Floriana Joaquina do Amor Divino, exposta em casa do Padre Tomás José de Andrade, em São Gonçalo do Rio Preto. 

1.2.5. Germano José da Silva Freire ou Freiria, pai do Germano 
Germano José da Silva, às vezes Germano José Freire ou Germano José Freiria, ou, ainda, Germano José da Silva Freiria, nascido em São João Del Rei – MG, filho do português Domingos João Freire [Freiria] e Anna Maria da Silva; casou-se com [Anna] Maria de Nazaré.
Ana Maria da Silva, a mãe do Germano, era filha de Sebastião Francisco da Silva e de Luzia Leme de Godoy.
—A [Anna] Maria de Nazaré, mulher de Germano, nascida e batizada ao 28 de maio de 1741, em Carrancas (Livro de Batismos 1723-1742: 37), filha de Francisco de Ávila Fagundes e Maria Alves [Barbosa] da Porciúncula, neta paterna de João de Lima Fagundes e Maria da Conceição de Avila Machado, neta materna de Francisco Alves Barbosa e de Isabel Fragosa, e seu nome consta na na família 'Maria Alves da Porciúncula'
—O Francisco de Ávila Fagundes, pai de Anna Maria de Nazaré, era natural da Ilha Terceira, Açores, filho de João de Lima Fagundes e de Maria da Conceição, e casou-se em Carrancas – MG, aos 09/07/1737, com a citada Maria Alves da Porciúncula, filha de Francisco Alves Barbosa e de Isabel Fragosa.

1.2.6. Domingos João Freire, o pai de Germano José da Silva Freire ou Freiria
Domingos nasceu em Santa Maria de Forjães, hoje no Concelho de Esposende, Distrito de Braga, filho do português Domingos João de Freiria e de Maria Dias, casado com Ana Maria da Silva, a citada filha de Sebastião Francisco da Silva e de Luzia Leme de Godoy.
Todos descendentes, sexo masculino, de Domingos e Anna Maria da Silva, tiveram por sobrenome Freiria, e se espalharam pelo sul mineiro, a exemplo de Antonio Baptista da [de] Freiria residente em Campestre - MG, onde casado com Maria Constancia da Silva [nascida de Antonio Luiz de Salgueiro e Marianna Carolina da Silva], onde o nascimento da filha Maria [do Carmo Prociuncula], batizada aos 05 de setembro de 1853 (Campestre – MG, Livro de Batismos 1841-1859: 102).

1.2.7. Domingos João de Freiria, o pai de Domingos João Freire
Dos portugueses Domingos João de Freiria e Maria Dias, a origem conhecida da família Freiria, da qual o Salvador Henrique da Freiria e sua descendência.

2. Dos Silva/Feliciano Terra em Maria Severina
Maria Severina de Jesus, mulher de Salvador Henrique da Freiria, era filha de Antonio Feliciano Terra e de Lúcia Severina da Silva.

2.1. Família Moreira Silva
2.1.1. De Lucia Severina [Moreira] da Silva - histórico ascendente
Inventário de Antonio Moreira da Silva - avô
paterno de Lucia
Lucia, filha de Antonio Luiz da Silva e Anna Severina de Jesus, que eram primos em 1º grau, sendo o Antonio Luiz nascido de Manoel Moreira da Silva e de Francisca Romana de Jesus; e Anna, filha de Antonio Moreira da Silva [Filho] e Emerenciana Maria de Jesus.
—O citado Antonio Moreira da Silva [Filho] nasceu em Alfenas - MG, no ano de 1830, filho de Antonio Moreira da Silva e Anna Severina de Jesus, casado com Emerenciana Maria de Jesus, e falecido em Conceição de Monte Alegre, atual distrito de Paraguaçu Paulista - SP, no ano de 1901, conforme seu Processo de Inventário, matrícula nº 33, iniciado em 25 de novembro de 1902, pelo Juízo de Direito / Escrivão de Órfãos, Provedoria da Comarca de Campos Novos do Paranapanema (CD: A/A).

3. Dos Feliciano Terra - para Antonio Feliciano Terra
Da família Feliciano Terra pretende-se a descendência de 'Josse Van Aard' (ou Aertrijcke) aportuguesado 'Jorge da Terra', flamengo entre os colonizadores da ilha do Faial, Portugal, onde se estabeleceu, no derradeiro quartel do século XV. Casou-se com a portuguesa Margarida da Silveira, revelando a história o filho Jorge Terra da Silveira, o Moço, casado com Maria Porras, dos quais a origem da Família Terra, pelos descendentes portugueses (Almeida Lima, 1922: 607), assunto visto pela médica e historiadora Eduarda Fagundes Nunes em 'Onde Estamos: Raízes do Triângulo Mineiro (2004: 07/06). 
Do documentado referente à família Feliciano Terra, se tem o histórico o trabalho Família Terra, de autoria de Antonio Galvão Sampaio Terra, conforme o resumo genealógico sequencial (Terra, Família Terra):
-1. Por volta de 1745 nasceu o alferes Manoel Francisco Terra, em Prados, Minas Gerais, filho de Domingos Francisco Terra, natural de Barcelos [Portugal], e dona Isabel Pires de Moraes, nascida brasileira em Guarulhos, São Paulo.
-2. No ano de 1769, Manoel Francisco Terra casa-se com Ana Vitória de Jesus, natural de São João Del Rey, filha do Capitão Domingos Rodrigues Barreiros e dona Jacinta Bernarda da Conceição, na Ermita de São Bento no antigo município de Lavras - MG, onde lhes nasceram nove filhos. O testamento de Manoel data de 1809 e se encontra arquivado no museu de São João Del Rey - MG.
-3. A família de Manoel Francisco Terra e Ana Vitória de Jesus se estabeleceu no município de Carrancas, no antigo local Sertão Dourado, depois denominado de Fazenda dos Terras. 
-4. Por volta do ano de 1800, os irmãos Manoel Francisco Terra, João Nepomuceno Terra e Francisco de Assis Terra, emigraram para os sertões de São Paulo, entrando por Casa Branca e Cajuru, ficando seus parentes pelos municípios de São Simão, Franca, Cravinhos, Mococa, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Igarapava, Itapetininga e São Miguel Arcanjo. Na década de 1890 alguns membros da família estavam contados entre os moradores na região de Santa Cruz do Rio Pardo, Campos Novos do Paranapanema e Conceição de Monte Alegre em atual Paraguaçu Paulista.
-5. Manoel Francisco Terra, o filho, veio já casado de Minas Gerais com Josefa Maria dos Santos, com a qual entre outros filhos lhes nasceu Antonio Feliciano Terra, que se casou com Ana Severina Nogueira, filha de João Nepomuceno Terra e Hypólita Josefina [ou Jesuina]  Nogueira, portanto sua prima.
Última foto conhecida do casal Antonio Feliciano Terra e dona Lucia
Severina de Jesus, em 1974, no aniversário do bisneto Paulo Henrique Prado
-6. Antonio Feliciano Terra e Ana Severina Nogueira foram os pais de Sérgio Feliciano Terra, nascido em São Simão, constando: "Aos 30 de Julho de mil oito centos e cincoenta e quatro, baptizei a Sergio nascido a 11 do corrente, filho legítimo de Antonio Feliciano Terra e de Anna Zeferina Nogueira. Padrinhos eu baptizante e Leonor Zeferina Nogueira. O Vigário Jeremias J. Nogueira (Eclesial, São Simão, Batismos, 02/1850 - 11/1860).
-7. Sérgio casou-se com Adelina Inocência de Carvalho, ou Nogueira, filha de Severino de Souza Nogueira e de Cristina Nogueira de Almeida. 
-7.1. O casal Sérgio e Adelina foram os pais de Antonio Feliciano Terra, nascido em Conceição de Monte Alegre, no ano de 1888, casado com Lucia Severina de Jesus, filha de Antonio Luiz da Silva e Anna Severina da Silva.
-8. Antonio Feliciano Terra e Lucia Severina de Jesus - foto acima, foram os pais de Maria Severina de Jesus, casada com Salvador Henrique Freiria, pais de Maria de Lourdes [Freiria] Prado, casada com Onice Prado, pais do coautor Celso Prado.
Antonio Feliciano Terra, apelidado 'Nenê Sérgio' - homenagem ou referência ao pai Sérgio Feliciano Terra, o 'Padrinho' pelos descendentes - netos e bisnetos, e Lucia Severina de Jesus, a 'Madrinha' - igualmente pelos netos e bisnetos, são pais das seguintes filhas, não necessariamente na ordem cronológica:
-1. Adelina Severina de Jesus, depois Ávila, casada com João André Avila - apelido 'João Capitão', são-pedrense-do-turvo, batizado aos 04 de janeiro de 1908, idade de 43 dias, filho de Francisco André Ávila e Manoela Bernardina de Jesus;
-2. Maria Severina de Jesus, uma das pesquisadas neste trabalho e já descrita, casada com Salvador Henrique [da] Freiria;
-3. [Maria] Saturnina de Jesus, depois Paiva, conhecida por Tuna, casada com Aldevino  Baptista [de] Paiva, filho de Cyrino Baptista Paiva e Luiza Maria de Jesus;
-4. Flora Severina de Jesus, depois Felix Silva, conhecida por Flor, casada com Cirino Felix [da] Silva;
-5. Justa Severina de Jesus, depois Martins, casada com João Martins, nascida em Paraguaçu Paulista aos 28 de dezembro de 1919;
-6. Floriza Severina de Jesus, depois Severina Aguilar, nascida aos 14 de setembro de 1929, conhecida por Braulina, casada com José Baena Aguilar, ele nascido em Capivari - SP, aos 05 de agosto de 1924, filho de Rafael Baena e Ana Aguilar Munhoz; 
-7. Ana Severina de Jesus, depois Brandi, casada com Arlindo Brandi.
Por não ser o foco, os autores deixam de mencionar o espalhamento da família Terra por todo o Brasil, recomendando, todavia, a obra 'Genealogia, de José Luiz Nogueira',  destacado o capítulo  'Genealogia da Família Terra' http://jlnogueira.no.comunidades.net/genealogia-da-familia-terra.

4. Aparte histórico para Sérgio Feliciano Terra - o pai de Antonio Feliciano Terra
Sérgio Feliciano Terra - ex-delegado de polícia
em inquérito policial por sumiço de dinheiro
apreendido como se fosse falso
Sérgio Feliciano Terra, Alferes da Guarda Nacional, 18º Batalhão de Infantaria, da então Comarca de Campos Novos do Paranapanema (DOU, 17/03/1893: 2), foi Subdelegado de Polícia na localidade de Conceição de Monte Alegre e, no exercício da titularidade no início dos anos de 1900, celebrizou-se no episódio da apreensão de dinheiro falso na região, '100 mil réis', que ficou retido na Delegacia do local, aguardando ordens de São Paulo. Inquérito Policial de 02 de março de 1908, Delegacia de Polícia de Conceição de Monte Alegre contra Sérgio Feliciano Terra, denunciado por João Luis de Oliveira, o 'dono' do dinheiro, alegando ser vítima daquela autoridade policial, que o dinheiro não era falso e sim produto de vendas a pessoa idônea, sua testemunha juntamente com outros cidadãos (CD: A/A). 
Na Subdelegacia, constatou-se, não existia dinheiro algum apreendido, e Sérgio Feliciano Terra há quatro anos não era mais o Subdelegado, e, entre documentos oficiais, havia um ofício de encaminhamento daquela apreensão para a Capital, todavia quem levara o expediente a as cédulas aprendidas já havia falecido. 
Em 05 de outubro de 1908 o processo foi encaminhado para Juízo de Direito, processo inconcluso porque Sérgio foi tocaiado e assassinado não se sabe por quem.

5. Lembrança histórica familiar - da descendência de João Nepomuceno Terra
Em Casa Branca, João Nepomuceno casou-se com Hypólita Josefina Nogueira, filha de João de Sousa Nogueira e Maria Theodora Monteiro de Barros, irmã do célebre Tenente Urias Nogueira de Barros.
A linhagem [Monteiro] Nogueira de Barros descende da família madeirense Tomé Rodrigues Nogueira do O', partindo em 1710 para Minas Gerais cujo berço Baependi, fundado pelos descendentes:
— "(...) [do] fidalgo espanhol D. Fernando Rodrigues Nogueira, do reino de Aragão, que devido às guerras, mudou-se para Portugal; ali aclimando a família, na invasão dos mouros. Filhos e netos de D. Fernando espalharam-se pelas Canárias e Ilha da Madeira, de onde seguiram para São Vicente e São Paulo" (Nicolau Antônio Nogueira Vale da Gama, 1872). 
Frei Galvão - imagem de domínio público colhida
da internet
Da família Nogueira de Barros destacou-se o Tenente Urias, conforme considerações históricas, a partir de Casa Branca, SP, onde recebeu, em nome de seu pai, a famosa 'Sesmaria Zabelônia' banhada pela bacia do Pardo, abrangendo terras em Casa Branca, Cajuru e Mococa.
Com a abolição da concessão de terras através das Cartas de Sesmarias, Urias vendeu Zabelônia ao fidalgo espanhol Don Luiz Thomaz de Molina, que ficou conhecido na história brasileira pela fábrica de moedas de cobre instalada na sede de Zabelônia, além da fábrica de laticínios às margens do Ribeira da Manteiga, e uma moenda.
Desfeito da Zabelônia, Urias tomou posse das sesmarias herdadas, a Rio Verde em Faxina, hoje Itapeva, e Antas [Ilha Grande, atual Ipaussu], outorgadas em 30 de abril de 1725 e 9 de dezembro de 1725, respectivamente, a Luiz Pedroso de Barros, com propósito de povoamento e atividades agro-pastoril. As terras foram repassadas a Urias pelo avô materno, José Monteiro de Barros.
No Brasil, a família Monteiro de Barros descende de bandeirantes paulistas e tem, como seu mais ilustre parente o Frei Antonio de Santana Galvão, canonizado santo pela Igreja Apostólica Romana em 2007. Frei Galvão era filho de Antonio Galvão de França e Isabel Leite de Barros.
-o-
6. Batismo de Maria de Lourdes Prado - mãe do coautor Celso.
Assis - SP, Livro de Batismos 1932-1933: 32 - familysearch.org 
-o-
Movimentações